Case de sucesso no Youtube: análise do canal ANPDog com 5 dicas para você

Como ter sucesso com um canal no Youtube? O que eu preciso saber para começar a fazer vídeos? Hoje eu trago para você o caso do canal do Youtube ANPDog: Alimentação Natural para Dogs, uma iniciativa do veterinário Edgard Gomes que, mesmo sem ter um número elevado de seguidores, gera resultados.

Antes – parte 1: quem é Stefânia Masotti?

Olá, eu sou Stefânia Masotti, especialista em Gestão de Projetos para Comunicação Digital. 

Com graduação em Jornalismo (UFES) e especialização em Gerenciamento de Projetos (PUC-Minas), minhas principais experiências foram no desenvolvimento de projetos para a comunicação digital de empresas – desde o planejamento, passando pela criação do conteúdo e até a gestão, sempre por meio de estratégias para inbound marketing e mídias sociais, mas também contribuindo para melhorias de processos internos dos clientes e das agências em que trabalhei. 

Como além de gerenciar projetos de redes sociais, também consumo muito conteúdo, sempre estou de olho em iniciativas que agregam um diferencial ao público. Hoje trago para você uma análise do canal ANPDog: Alimentação Natural para Dogs. Entenda o que faz uma marca ter sucesso no Youtube e os diferenciais desta iniciativa.  

Antes – parte 2: o que é alimentação natural para cachorro?

Alimentação natural para cachorro é uma dieta balanceada, formada por ingredientes naturais e minimamente processados. Ela tem sido procurada por tutores de cachorro – e gatos também – como uma alternativa às rações, que são alimentos completos, mas que possuem uma série de ingredientes não naturais como os conservantes. 

Atenção: vale frisar que a alimentação natural é bem diferente de dar a comida que sobra do almoço, ou a que você come, para o cachorro. Aqui é tudo feito para o pet e respeitando a sua natureza – com alimentos permitidos e muitos proibidos, além do preparo específico.  

No vídeo abaixo o veterinário Edgard Gomes explica melhor o que é a alimentação natural para cachorros:

O que é o canal ANPDog?

O ANPDog é o canal do YouTube do Médico Veterinário Edgard Gomes (CRMV-DF 3382), onde ele divulga o curso de alimentação natural para cães e também seus livros sobre o tema. Atualmente, o canal tem 43,8 mil inscritos no Youtube.

Ainda que o ANPDog também esteja no Facebook, Twitter e Instagram, é importante frisar que as análises abaixo foram feitas com base no conteúdo divulgado no Youtube, uma vez que esta é a principal mídia utilizada por Edgard. 

Case de sucesso no Youtube: o canal ANPDog foca em um nicho de mercado

O canal é focado em um nicho dentro do mercado pet: alimentação natural. Trata-se de um público muito específico e pequeno, se comparado ao segmento como um todo, porém é uma segmentação apaixonada. Quem decidiu ou teve que mudar para a alimentação natural, divulga e indica essa linha alimentar para os amigos e demais tutores de pet. E mais: é um público curioso, que consome muita informação. Dessa forma, chegamos ao próximo motivo. 

Case de sucesso no Youtube: o canal ANPDog resolve a dor do cliente

O veterinário Edgard é um especialista no assunto e traz, de forma muito simples e assertiva, conteúdos que interessam ao seu curioso público. Abordando desde dúvidas mais simples, sobre quais alimentos são proibidos aos cães, a mais complexas como os primeiros socorros. Dessa forma, as pessoas chegam até o canal, resolvem o seu problema (ou a sua dor) e, assim, criam uma relação de confiança junto ao Edgard. Além disso, o veterinário – sabendo ou não – faz conteúdos que conduzem muito bem seus espectadores pelo funil de vendas do inbound marketing. 

 

Mas o que é o funil de vendas do inbound marketing? 

funil_inbound_marketing_freshmedia

Separei exemplos de conteúdos de cada uma das etapas publicados no canal ANPDog para que você entenda melhor como funciona o funil de vendas de inbound marketing na prática:

  1. Topo de funil: nesta etapa, o público precisa chegar ao seu conteúdo, por isso são abordados temas mais amplos relacionados ao seu serviço. É também com estes conteúdos que o seu cliente vai entender que tem um problema. A playlist ração para cães possui bons exemplos de conteúdos de topo de funil
  2. Meio de funil: aqui o cliente começa a considerar uma solução para o problema que ele tem. Este é um dos conteúdos mais fortes do Edgard, uma vez que ele consegue atrelar os mais diferentes temas ao seu produto – o curso de alimentação natural para cachorros. Um exemplo de conteúdo de meio de funil do canal é o vídeo sobre a melhor hora de dar comida pro cachorro. Nele o veterinário explica em que momento a refeição deve ser dada ao dog e, em seguida, complementa com a dica da alimentação natural.
  3. Fundo de funil: é o conteúdo que fala mais especificamente do seu produto ou serviço. Boa parte das empresas fazem apenas conteúdos de fundo de funil – e aqui está um erro muito comum. Outra falha é você criar todo um diálogo com informações úteis ao seu público, mas quando chega o conteúdo de fundo de funil, você o produz de forma varejista, ou seja, muda o tom da conversa de informação para venda. Para você entender melhor, vou te dar um exemplo de conteúdo de fundo de funil do canal ANPDog, veja o vídeo Alimentação Natural para Cães. Repare que aqui ele mantém a comunicação informativa e útil ao cliente, que procura por informações sobre o tema. A diferença é que logo no início do vídeo ele se apresenta como referência no assunto, enquanto durante o vídeo dá mais informações sobre os malefícios da ração e benefícios da alimentação natural, para, no final, oferecer o serviço dele. Essa forma como ele faz é muito diferente do que se ele fizesse um vídeo falando apenas do curso dele – o que ele também faz, mas em menor quantidade.  

Case de sucesso no Youtube: o canal NPDog tem um conteúdo simples e direto

Como fazer sucesso no Youtube? Simplesmente, fazendo um bom conteúdo. Desde os grandes cases do Youtube como Whinderson Nunes, passando pela Jout Jout e até em casos menores como o que aqui analiso, há um ponto em comum: um cuidado com o conteúdo atrelado a uma edição e a um cenário viável. 

O que eu estou frisando aqui é que estes influenciadores digitais tem uma preocupação muito maior com o que irão falar, com o tema que será abordado, do que com uma super ultra mega edição de vídeo. Dessa forma, eles fazem um conteúdo de alta qualidade, dentro do que conseguem de edição e cenário de vídeo. 

Repare que no exemplo do canal ANPDog a edição é bem simples e mesmo assim o conteúdo é ótimo! Neste caso, há traços de uma edição caseira, o que pode aproximar ainda mais as pessoas. Mas não entenda caseira com mal feita, combinado? A edição aqui é bem cuidada. 

Ou seja: um bom conteúdo não se perde com uma edição simples, mas uma edição fantástica não consegue salvar um conteúdo ruim. Entendeu?

Case de sucesso no Youtube: o canal NPDog publica com regularidade e constância 

Desde 2014, quando surgiu o canal, o veterinário Edgard já publicou 314 vídeos até o momento. É uma constância e regularidade que reforça o quanto ele entende sobre o assunto, assim como o faz passar por mais diferentes abordagens acerca do tema. 

Uma falha comum a novos produtores de conteúdo e também a donos de empresa é achar que é só publicar algumas vezes que já surgirão resultados. Se você precisa de resultados imediatos, invista em anúncios e publicidade direta – tema para um outro post. Caso seu objetivo seja ser uma autoridade sobre o tema/produto/serviço, isso requer tempo e constância de publicações. E é aqui que muitas pessoas e marcas se perdem – principalmente porque desistem durante o caminho. 

Afinal, como fazer sucesso no Youtube?

Não há fórmula mágica, mas olhar para quem faz sucesso traz insights. Veja os aprendizados que podemos observar a partir do canal do Youtube ANPDog:

  1. Definir seu nicho de mercado;
  2. Conhecer muito bem o seu público e o assunto;
  3. Resolver a dor do cliente com conteúdos relevantes;
  4. Focar no conteúdo – e não só na edição/layout;
  5. Publicar regularmente e por pelo menos 6 meses.

Fazendo esses 5 passos, você – ou sua marca – tem muitas chances de obter sucesso no Youtube. 

Se não quiser fazer sozinho, contrate uma consultoria especializada em marketing digital, o que vai te poupar muitos erros. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s