Case multiplataforma: Talking Tom 😺

😺O que começou com um joguinho…

talking-tom-cat-smasotti

O My Talking Tom começou em 2010 como um joguinho em que um gato – o Tom – repetia tudo o que era dito no microfone do celular com uma voz tão fina que parecia ser inspirada em uma inalação de gás hélio. Depois de algumas versões, o aplicativo passou a ser tipo um Tamagotchi – ou seja, um bichinho virtual que você dá comida, brinca e coloca para dormir. Simples e divertido, com muitas cores, uma voz fofinha, diferentes desafios e uma turma de amigos que foi surgindo com as atualizações. É, o jogo começou um tanto similar a outro aplicativo, o Pou, mas logo em seguida veio o primeiro pulo do gato: o My Talking Angela – game da crush do gato. 

😸Se multiplicou em vários joguinhos…

Lembra da turma de amigos do Tom que eu citei? Pois é, cada um foi ganhando um joguinho no decorrer dos anos. Em uma busca rápida na Play Store, são mais de 25 aplicativos disponíveis relacionados ao Talking Tom. Desses, oito são da sua turma. Os demais são novas versões como Talking Tom 2 e games específicos como Talking Tom Jetski. Para você ter uma ideia, outros grandes sucessos desse mesmo estilo de game como o Candy Crush e o Farm Heroes – jogos da King que cativaram o público desde os tempos do Orkut até hoje (você lembra?!) – possuem apenas 3 versões cada um. 

talking-tom-cat-playstore_smasotti
🙀Expandiu para outras telas…

Com tanto sucesso, o Talking Tom foi parar na TV! Segundo a Wiki brasileira da série, o desenho foi lançado no YouTube em 2015. No ano seguinte, já chegou às TVs do Reino Unido. A versão em português brasileiro fez uma trajetória similar, começando em 2017 pelo Youtube e depois chegando ao Netflix. 

Com duração de 11 minutos, os episódios da série contam a saga de Tom com seus amigos para desenvolverem aplicativos incríveis e fazerem sucesso na internet. Você já parou pra pensar que é justamente isso o que as crianças sonham em fazer hoje em dia?😱👏👏

Sobre o desenho, as invenções são hilárias e cheias de trapalhadas da turma, o que faz a animação ser muito divertida – até mesmo para adultos.  

talking-tom-cat-youtube_capa_smasotti.jpg

…E chegou até o MC Lanche Feliz!😻

Quer mais uma prova do sucesso desse gato? Já em 2016, o Talking Tom ultrapassou as barreiras da internet e chegou ao MC Lanche Feliz, cativando de vez crianças e adultos.

talking-tom-cat-mclanche-feliz_smasotti

👏Dados atuais

Vou colocar alguns dados para você entender a dimensão do sucesso do Talking Tom:

  • My Talking Tom: aplicativo principal na versão brasileira, tem mais de 16 milhões de downloads apenas na Play Store. 
  • Canal no Youtube: enquanto o oficial tem mais de 9 milhões de inscritos, a versão brasileira conta com mais de 3,4 milhões de inscritos. Já os vídeos mais populares ultrapassam 40 milhões de visualizações (apenas em PT-BR). 

😻Moral do gato – digo, da história

O sucesso de Talking Tom aconteceu por motivos como:

  1. Gato: um bichinho de estimação por si só já gera um apelo grande;
  2. É engraçado: a voz do Tom é hilária e logo de primeira atraiu o público;
  3. É divertido: em todas as mídias, o Tom é carismático e brincalhão (ou seja, tem a mesma identidade);
  4. Tipo de game: casual. Esse tipo de jogo é simples e rápido de se aprender. Além disso, tem fases curtas que garantem a diversão das pessoas. Lembra do jogo Paciência que vinha no Windows? Ele é um exemplo clássico desse tipo de jogo casual.

Com uma combinação dessas, era inevitável que o Talking Tom se tornasse um case em diferentes plataformas. 

E você conhece outros casos de jogos que se transformaram em séries ou filmes e que você tenha curtido? Conte nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s